F1: TOCARAM OS SINOS EM MARANELO

Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio da Austrália, prova de abertura do Mundial de Fórmula 1 de 2018, a sua 48.ª vitória e centésima subida ao pódio.

Um Safety Car oportuno foi a chave para a vitória da Ferrari em Melbourne, já que Vetel aproveitou para arrebatar a vitória a Lewis Hamilton (Mercedes) e abrir a garrafa de champanhe no lugar mais alto do pódio.

Kimi Raikkonen ficou em terceiro, garantindo o segundo lugar no pódio da equipa italiana. O piloto australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) classificou-se em 4.º lugar.

Lewis Hamilton que arrancou da pole position parecia ter a corrida controlada. Mas, o inesperado aconteceu e favoreceu a Ferrari que soube adaptar a sua estratégia, ao atacar na altura de ir às boxes colocando depois o primeiro piloto na frente.

Para a mudança de estratégia da Ferrari contribuíram os problemas da equipa Haas. Primeiro com o abandono de Magnussen após ida às boxes. A seguir Grosjean, com problemas semelhantes aos do companheiro de equipa, também abandonou, parando o carro em pista.

Em situação de Safety Car Virtual o primeiro piloto da Ferrari foi às boxes trocar pneus numa altura em que Lewis Hamilton não estava em local passível de acelerar em toda a plenitude. A conclusão foi que Vettel regressa à pista como líder da corrida saindo mesmo à frente de um surpreso Hamilton.

No entanto, o Safety Car acaba por entrar em pista e obriga o pelotão a juntar-se, numa altura em que se entrava na segunda metade da prova. Sebastian Vettel consegue segurar o lugar até final mas sempre com o Mercedes de Hamilton a mostrar-se mais competitivo, mesmo com o registo de uma falha no software.

A partir da volta 23 e até ao final da prova viveram-se momentos empolgantes, com os dois pilotos na frente da chamarem a atenção, com os segundos entre Vettel e Hamilton a diminuírem.

Na terceira posição Kimi Raikonen foi controlando os ímpetos de Daniel Ricciardo, com o australiano por perto quando era permitido ativar DRS, mas com o finlandês a afastar-se e a cavar o “fosso” que lhe permitia manter o terceiro lugar no pódio.

Mais atrás, lutava-se pelo quinto lugar com Fernando Alonso (McLaren) a ter de colocar toda a sua experiência em ação para segurar os ataques de Max Verstappen (Red Bull) e Nico Hulkenberg (Renault).

Desistiram na corrida os pilotos Sergey Sirotkin (Williams), Marcus Ericsson (Sauber), Pierre Gasly (Toro Rosso), Kevin Magnussen (Haas) e Romain Grosjean (Haas).

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 realiza-se em Sakhir, no Bahrain.

Grande Prémio da Austrália de 2018 – Classificação Geral

  1. Sebastian Vettel Ferrari 1h29: 33,283
  2. Lewis Hamilton Mercedes 5.036
  3. Kimi Raikkonen Ferrari 6.309
  4. Daniel Ricciardo Red Bull 7.069
  5. Fernando Alonso McLaren 27.886
  6. Max Verstappen Red Bull 28,945
  7. Nico Hulkenberg Renault 32.671
  8. Valtteri Bottas Mercedes 34,339
  9. Stoffel Vandoorne McLaren 34.921
  10. Carlos Sainz Jr. Renault 45.722
  11. Sergio Perez Force India 46.817
  12. Esteban Ocon Force India 1’00,278
  13. Charles Leclerc Sauber 1’15.759
  14. Lance Stroll Williams 1’18.288
  15. Brendon Hartley Toro Rosso 1 volta
  16. Romain Grosjean Haas 34 voltas
  17. Kevin Magnussen Haas 36 voltas
  18. Pierre Gasly Toro Rosso 45 voltas
  19. Marcus Ericsson Sauber 53 voltas
  20. Sergey Sirotkin Williams 54 voltas

Pontuação Pilotos Mundial F1

Pontuação Construtores Mundial F1

 

Fonte: FIA / Ferrari / Formula1.com Fotos: Jerry Andre / Sutton Images | Manuel Goria / Sutton Images | Dirk Klynsmith / Sutton Images | Ferrari

Related posts